segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Grande Silêncio

Nós os Índios, não temos medo dele.
Na verdade, para nós, ele é mais poderoso do que as palavras. Nossos ancestrais foram educados com o silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento.
Eles nos diziam: 

- Observa, escuta, e logo atuarás; esta é a maneira correta de viver.

Observe os animais para ver como cuidam dos seus filhos. Repare os anciões para ver como se comportam. Observe o homem branco para ver o que ele deseja...

Observa sempre, com o coração e a mente tranquilos e então aprenderás. E então, quando tiveres observado suficientemente, então você  poderá  atuar.

Com vocês, brancos, é o contrário:

Vocês aprendem, a falar;
Dão prêmios às crianças que falam muito nas escolas;
Em festas, todos falam ao mesmo tempo, e  ninguém se entende;
No trabalho, estão sempre com reuniões, nas quais todos se interrompem, todos repetem a mesma coisa! Cinco, dez, cem vezes... E chamam a isso de que conversando se resolve os problemas!
 Quando estão em qualquer lugar em que há silêncio físico, todos ficam nervosos... Precisam preencher o espaço com sons. Então, falam compulsivamente, sem saber o que vão dizer... Vocês gostam de discutir e nem sequer permitem que o outro termine uma frase. Interrompem-se constantemente!

Para nós, isso é muito desrespeitoso, muito estúpido e muito estranho... Se você começar a falar, eu não vou te interromper!  Talvez eu até deixe de te escutar, se não me interessar pelo que fala – mas eu não vou te interromper! E quando terminar, tomarei a minha decisão sobre o que você disse, mas não te direi se estou ou não de acordo com o que você disse, a menos que seja importante ou que eu seja realmente impelido a falar. Terás dito o que preciso saber. Então, não há mais nada a dizer!

 Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês. Deveriam pensar nas suas palavras como se fossem sementes. Deveriam plantá-las e cuidar para que cresçam em silêncio... Nossos ancestrais nos ensinaram que a Terra está sempre comunicando conosco e com tudo, e que deveríamos ficar bem silenciosos  para poder escutar sua Voz. Existem muitas vozes para além das nossas, sabe?

Muitas vozes... E só vamos conseguir escutá-las em silêncio.


"Neither Wolf or Dog"

Nenhum comentário:

Postar um comentário